SÚMULA
Projeto de pesquisa
em curso: O
EDUCADOR-APRENDIZ E A APRENDIZAGEM DO CORPO: cartografias de uma oficina de
fiação manual com professores, suas memórias da escola e registros nos
cadernos-diários.
Proposta: Doutorado intercalar no Instituto de Educação, da Universidade de Lisboa, Portugal.
Docente
coorientador no exterior: Prof. Dr. Jorge Ramos do Ó.
Minicurrículo do
coorientador: Professor
do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e pesquisa temáticas
relacionadas ao campo da História da Educação e da Pedagogia, da História da
Cultura e da Teoria do Discurso de Michel Foucault. Publicações Ensino liceal (1836-1975). Lisboa:
Ministério da Educação, 2009. Emergência
e circulação do conhecimento psicopedagógico moderno (1880-1960): estudos
comparados Portugal-Brasil. Lisboa: Educa, 2009. O Governo de si mesmo: modernidade pedagógica e encenações
disciplinares do aluno liceal (último quartel do século XIX – meados do
século XX). Lisboa: Educa, 2003.
Coleta de dados: 1 de setembro de 2013 a 28 de
fevereiro de 2014.
Disciplinas a serem
cursadas (4):
-
Pós-estruturalismo e escrita cientifica (seminário de orientação, Prof. Jorge
Ramos do Ó).
-
História da Educação e Educação Comparada (docente Prof. Jorge Ramos do Ó).
-
Seminário Temático I (docente Prof. Jorge Ramos do Ó, Prof. Joaquim
Pintassilgo, Prof. Feliciano Veiga,
Prof. Justino Magalhães).
-
Seminário de Projeto I (docente Prof.
Jorge Ramos do Ó).
Plano de pesquisa
no exterior: Escrita-fiação:
o escrever como um modo de existir artífice.
Resumo: O projeto apresenta uma proposta
de pesquisa junto ao Instituto de Educação, da Universidade de Lisboa,
Portugal, como parte do PROGRAMA INSTITUCIONAL DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO
EXTERIOR (PDSE), da CAPES. A proposta objetiva a ampliação dos estudos em uma importante
fase da pesquisa de doutoramento em curso, com a orientação do Prof. Dr. Jorge
Ramos do Ó, conceituado pesquisador em Educação. Tomando por base as principais
reflexões de Gilles Deleuze, Michel Foucault, Roland Barthes e Michel de
Certeau sobre o ato de escrever, os estudos pretendem aprofundar a relação
entre os modos de vida artífice e os modos de escrita, na investigação dos
processos de subjetivação. Uma abertura à escuta do campo de pesquisa,
apreciando a potência que se mostra e se inventa nas relações de um
corpo-fazedor que escreve. Como parte do projeto submetido ao processo seletivo
do Programa de Pós-Graduação em Educação da FACED/UFJF: O EDUCADOR-APRENDIZ E A APRENDIZAGEM DO CORPO: cartografias de uma
oficina de fiação manual com professores, suas memórias da escola e registros
nos cadernos-diários, o estágio favorece o adensamento da discussão
teórica, tematizada na escrita de si, tal como formulada por Foucault, e
permite o contato direto com a cultura da fiação artesanal, ainda viva em
Portugal. A participação nos seminários de orientação “Pós-estruturalismo e
escrita cientifica”, conduzidos pelo Prof. Jorge Ramos do Ó, possibilitará o
aprofundamento da discussão acerca do pesquisar na imanência e sua escrita,
iniciada desde o Projeto de Qualificação.
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